Cecilia, una bioquímica, vive encerrada en un apartamento inteligente junto a su pareja, Santiago, inmersa en una rutina solitaria y tecnológica. Santiago, absorto en su trabajo, ha deteriorado el vínculo entre ambos. Tras un accidente doméstico (la explosión del microondas), Cecilia siente impulsos de rebeldía que la llevan a otra dimensión. A este espacio neutro accede a través de un portal (una carpa en el living), donde dialoga con Santiago mediante otros códigos. Una planta de Taco de Reina le reaviva recuerdos de su infancia rural. Paralelamente, una “otra mujer”—una posibilidad de sí misma—crece en esa dimensión, cabalgando y realizando conjuros. Cecilia se desconecta de responsabilidades absurdas y se abre a otra existencia. Un viaje fuera de la ciudad será el puente definitivo que la impulsa hacia un futuro ancestral.
Cecilia vive trancada em um apartamento inteligente com seu companheiro, Santiago. É bioquímica e passa os dias em solidão, cercada por tecnologia, entre aulas virtuais, reuniões tediosas e uma tese que já não lhe importa. Seu único escape é olhar pela janela e cuidar de uma planta. Santiago está absorvido pelo trabalho, e o vínculo entre ambos se deteriora.
Após um acidente doméstico — a explosão do micro-ondas —, Cecilia começa a sentir impulsos de rebeldia, que se transformam em movimentos em outra dimensão: um espaço neutro ao qual ela acessa por meio de uma tenda na sala — um portal. Ali, dialoga com Santiago através de outros códigos.
A planta de Taco de Reina reativa memórias perdidas de sua infância rural. Paralelamente, outra mulher — uma possibilidade de si mesma — cresce nessa outra dimensão: cavalga, cava um poço, acende fogueiras, ensaia feitiços misteriosos.
Cecilia se desconecta das responsabilidades absurdas e se abre a uma nova existência. Uma viagem para fora da cidade será a travessia definitiva: dentro de Cecilia arde um fogo que a impulsiona rumo a um futuro ancestral e inadiável.

