Projetos
2025

Yvypóra

LA CARPINCHO CINE

“Yvypóra” (Ser Humano) es un documental que aborda la tragedia del incendio en el supermercado Ycuá Bolaños de Asunción el 1 de agosto de 2004, donde cerca de mil personas quedaron atrapadas.
La primera mitad relata los sucesos del día, que dejó un saldo de alrededor de 400 fallecidos, mostrando el colapso del país. La segunda parte narra as sequelas ao longo de 20 anos, examinando as causas políticas, empresariais e individuais do sinistro.
A través de entrevistas y archivos históricos, el film oferece uma radiografia de Paraguay, reflejando las virtudes y las grietas de una sociedad con altos índices de impunidade y corrupción. La obra conmemora a las víctimas y enfatiza la importancia de la memoria.

É um domingo muito frio e a rotina de Assunção se desenrola desde cedo com normalidade. No dia 1º de agosto, os paraguaios costumam beber “carrulim”, uma poção que, segundo a tradição, serve para afastar as más vibrações e atrair fortuna. Paradoxalmente, às 11h20 daquele ano de 2004, a calma é abruptamente interrompida quando uma explosão envolve em bolas de fogo cerca de mil pessoas dentro do supermercado Ycuá Bolaños, no bairro Trinidad.
Vinte anos depois, os protagonistas dessa história — clientes, vizinhos, familiares, médicos, bombeiros, empresários e políticos — relatam, por meio de entrevistas e de suas próprias perspectivas, entrelaçadas com arquivos históricos e fragmentos de falso documentário, como aquele incidente aparentemente menor começou a tomar proporções de horror… ninguém conseguia sair daquela imensa caixa envolta em fumaça negra.
Este documentário não toma partidos, mas dá voz a todas as pessoas que desejam falar, pois são elas as faces que compõem o complexo cubo do qual trata Yvypóra (“Ser Humano”), uma radiografia completa do Paraguai. O material reflete, por meio de um fato trágico, tanto as virtudes quanto as fissuras de uma sociedade marcada por altos índices de impunidade e corrupção.
Assim, a primeira metade acompanha os acontecimentos do dia D. Os meios de comunicação reportam o aumento constante no número de mortos… passam de 40 a 80, de 100 a 260 vidas. A tragédia deixa um saldo de cerca de 400 falecidos, 365 sobreviventes e cerca de 500 famílias afetadas. Ao cair da noite, todo o país colapsa e entra em vigília permanente — um caos em tempos de paz.
A segunda metade narra as sequelas que o desastre deixou em seus protagonistas até hoje, analisando as causas que o desencadearam e tocando em camadas políticas, empresariais e individuais. Dá-se especial importância à memória — precisamente um dos sintomas que afligem seus habitantes e os leva a repetir tragédias.
Yvypóra homenageia as vítimas — é um resgate e uma valorização do patrimônio audiovisual paraguaio, um mergulho na memória coletiva através de um túnel longo e escuro que, no entanto, lança luz e evoca esperança graças às vozes e ao testemunho de seus sobreviventes.